Inicie seus estudos agora!

Você é graduado?

Ao continuar concordo e aceito as políticas de privacidade.

  • Online e Flexível

    100% digital

  • Carga horária

    360 Horas

  • Tutores EAD disponíveis

    Durante todo o curso

  • Certificação pelo MEC

    Igual a um curso presencial

Objetivos

6.1. Objetivos Gerais 

Formar especialistas de diversas áreas do conhecimento para o exercício da docência na educação superior através da instrumentalização dos docentes com metodologias, práticas, recursos didáticos e pedagógicos atualizados; 

 

Formar docentes pesquisadores, por meio do conhecimento da estrutura e do funcionamento da educação superior no Brasil, a fim de que possam detectar seus impasses e perspectivas. 

 

6.2. Objetivos Específicos 

 

Verificar as possibilidades de utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REAs) e sua relevância no processo ensino e aprendizagem na educação superior; 

Avaliar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação na educação presencial e à distância; 

Identificar o campo do currículo no ensino superior, os modelos curriculares que organizam os conhecimentos nas universidades e a relação do projeto pedagógico com a formação do graduando; 

Reconhecer os princípios do planejamento de ensino para atuar como mediadores, apoiando-se nas metodologias e estratégias didáticas pertinentes ao ensino superior; 

Conhecer o paradigma emergente com a intenção de possibilitar mudanças na prática cotidianas, refletindo sobre novas possibilidades que possam descaracterizar o fazer tradicional, aprimorando os processos de comunicação; 

Compreender os meandros por meio dos quais a avaliação da aprendizagem se desenvolveu, habilitando o aluno a exercitá-la – crítica e reflexivamente – em suas diversas funções e efetivá-la sob o formato de seus vários instrumentos; 

Entender os princípios da Andragogia, com a finalidade de orientar o adulto na busca de novos rumos de caráter prospectivo, que levem à ideia de aperfeiçoar e progredir; 

Identificar as metas de realização, uso de estratégias de aprendizagem e a percepção do ambiente de aprendizagem por parte de alunos de cursos superiores.

Público-alvo

Profissionais de diferentes áreas do conhecimento, interessados em se aprofundarem nos elementos constitutivos da docência universitária e ingressar na educação superior.

Matérias do curso

O que você vai aprender?

  • Ambientação

    Carga Horária: 0 horas

  • Legislação da educação superior e políticas de inclusão

    Carga Horária: 40 horas

  • Currículo e Planejamento no Ensino Superior

    Carga Horária: 40 horas

  • Andragogia

    Carga Horária: 40 horas

  • Avaliação da aprendizagem no ensino superior

    Carga Horária: 40 horas

  • Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas

    Carga Horária: 40 horas

Todas as matérias do curso
  1. Ambientação
    Carga Horária: 0 horas
  2. Legislação da educação superior e políticas de inclusão
    Carga Horária: 40 horas
  3. Currículo e Planejamento no Ensino Superior
    Carga Horária: 40 horas
  4. Andragogia
    Carga Horária: 40 horas
  5. Avaliação da aprendizagem no ensino superior
    Carga Horária: 40 horas
  6. Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas
    Carga Horária: 40 horas
  7. Educação a distância: fundamentos, políticas e legislações
    Carga Horária: 40 horas
  8. Tendências em EAD: m-learning, games, simulações
    Carga Horária: 40 horas
  9. Recursos educacionais abertos: colaboração e cocriação
    Carga Horária: 40 horas
  10. Neurodidática
    Carga Horária: 40 horas